sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A verdadeira Prosperidade vem de Deus


A PROSPERIDADE ESTA LIGADA A FIDELIDADE.

O trigo é uns dos símbolos da prosperidade.
A bíblia nos ensina que devemos ser fiel ao senhor para sermos abençoados por Ele em tudo que fazemos nesta vida, é por isso, que eu venho através deste estudo alertar aos meus queridos e amados irmão em Cristo Jesus, para anular-mos a ação do nosso arqui inimigo chamado (satanás), que vem enganando muitas pessoas inclusive os cristãos. O senhor Deus em sua lei no AT (Antigo Testamento), estabeleceu um mandamento para abençoar o seu povo a fim de servi-lo com fidelidade, seu povo (Hebreu) tinha a obrigação de entregar a décima parte das crias dos animais domésticos, dos produtos da terra e de outras rendas como reconhecimento e gratidão pelas bênçãos divinas. (leia: Lv. 27.30-32; Nm. 18.21,26; Dt. 14.22-29).  
   
I – D       DEFINIÇÃO DE DÍZIMO E OFERTAS NO VELHO TESTAMENTO:


 OB          palavra hebraica para “dízimo” (ma’aser) significa literalmente “a décima parte”.  

a)    Dízimo é a décima parte de tudo que vem a sua mão;

    O dízimo era usado primariamente para cobrir as despesas do culto e o sustento dos sacerdotes. Deus considerava o seu povo responsável pelo manejo dos recursos que Ele lhes dera na terra prometida (MT. 25.15; Lc 19.13).  No âmago do dízimo achava-se a idéia de que Deus é o dono de tudo (Êx. 19.5; Sl 24.1; 50.10-12; Ag. 2.8). Os seres humanos foram criados por Ele, e a Ele devem o fôlego de vida (At. 17.28). Sendo assim, ninguém possui nada que não haja recebido originalmente do Senhor (Jó. 1.21; Jo. 3.27).

b)   Oferta é aquilo que no coração seus servos estabelecem em depositar na casa do Senhor nosso Deus com alegria;

     Alem dos dízimos, os Israelitas eram instruídos a trazer numerosas oferendas ao Senhor, principalmente na forma de sacrifícios.

Levítico descreve vários rituais de ofertas

     - O holocausto; (Lv. 1; 6.8-13).
     - A oferta de manjares; (Lv. 2; 6.14-26).
     - A oferta pacífica; (Lv. 3; 7.11-21).
     - A oferta pelo pecado; (Lv. 4.1; 5.13; 6.24-30).
     - A oferta pela culpa; (Lv. 5.14; 6.7; 7.1-10).

     Alem desta ofertas os israelitas podiam apresentar outras ofertas voluntaria ao Senhor Deus. Algumas        destas eram repetidas em tempos determinado (Lv 22.18-23; Nm. 15.3; Dt 12.6,17) ao passo que outras eram  ocasionais.

           Na construção do Tabernáculo no monte Sinai, os israelitas trouxeram liberalmente suas oferendas para  fabricação da tendas e dos seus móveis (Êx 35.20-29), ficaram tão entusiasmados com o empreendimento, que  Moisés teve que ordenar que cessassem as oferendas (Êx 36.3-7).
            Nos tempos de Joás, o sumo sacerdote Joiada fez um cofre para os israelitas lançarem as ofertas  voluntarias a fim de custear os concertos do templo, e todos contribuíram com generosidade (2Rs. 12.9,10).
         Houve ocasiões na historia do AT em que o povo de Deus reteve egoisticamente o dinheiro não  repassando os dízimos e ofertas regularmente ao Senhor Deus.
              Durante a reconstrução do segundo templo, os judeus pareciam mais interessados na construção de  suas propriedades, por causa dos lucros imediatos que lhe trariam, do que no reparo da Casa de Deus que se  achava em ruínas. Por causa disso alertou-lhe Ageu, muitos deles estavam sofrendo reveses financeiros (Ag.  1.3-6).
             Coisa semelhante acontecia nos tempos do profeta Malaquias e, mais uma vez, Deus castigou seu  povo por se recusar a trazer-lhe o dízimo (Ml 3.9-12).
             Nas leis sobre o dízimo, Deus estava simplesmente ordenando que os seus lhe devolvessem parte  daquilo que Ele já lhes tinha dado.

COMO ADMINISTRAR MINHA CASA?
 
II –                                                 COMO ADMINISTRAR O NOSSO DINHEIRO?



Os exemplos dos dízimos e ofertas no AT contem princípios importantes a respeito da mordomia do dinheiro, que são válidos para os crentes do NT.

1- lembrar-nos que tudo que possuímos pertence a Deus, de modo que aquilo que temos não é n osso: é algo que n os confiou aos cuidados. Não temos nenhum domínio sobre nossas posses, somos apenas “mordomo” que significa “despenseiro”. (Mt. 20.8; Lc. 12.42).


2- Também devemos ter cuidado para não sermos um mordomo mau para com o nosso Deus, pois Ele nos entregou tudo em nossas mãos para administrar em favor de sua casa, do evangelho, de sua obra e p ara os necessitados, (Lc. 16.1-13).


3- D evemos decidir, pois, de todo coração, servir a Deus, e não ao dinheiro (Mt 6.19-24; 2Co 8.5). A Bíblia deixa c claro q u e a cobiça é uma forma de idolatria (Cl 3.5).
4- N ossas contribuições devem ser feitas para: a promoção do reino de Deus, especialmente para obra da igreja l local e a disseminação do evangelho pelo mundo (1Co 9.4-14; Fp 4.15-18; 1Tm 5.17,18).
a) Para ajudar os necessitados; (PV 19.17; Gl 2.10; 2Co 8.14; 9.2).
b) Para acumular tesouro no céu (Mt 6.20; Lc 6.32-35).
c) Para aprender a temer ao Senhor (Dt 14.22,23).

III – De que forma devemos devolver o dízimo ao Senhor?
1) Devemos devolver de forma correta:
a) Os dízimos devem ser proporcionais à nossa renda.
b) Eles devem ser entregue com muita alegria, (2Co 9.7) é Deus que proporciona tudo em nossas vidas. (1Co 16.2; 2Co 8.2,3,12).
2) O dízimo era calculado em uma décima parte, entregar menos que isso era desobediência a Deus. Aliás, equivalia a roubá-lo (Ml 3.8-10)
Exemplo: Quando uma pessoa esta trabalhando e recebe seu salário, sua fidelidade ao Senhor são nas primícias, ou seja, em primeiro lugar é devolver o que é de Deus. Se ganha R$870,00 seu dízimo será de R$ 87.00 que é a décima parte ou dez por centos (10%), ficando assim com 90% do seu salário.

IV – Nossas contribuições devem ser voluntarias e generosas:

· É ensinado no AT (Êx 25.1,2; 2Cr 24.8-11)
· É ensinado no NT (2Co 8.1-5, 11,12)

AS OFERTAS NO NOVO TESTAMENTO
            E, falando pela Palavra, semelhantemente aos dízimos, não é licito os dirigentes das igrejas denominacionais receberem ofertas (dinheiro ou bens materiais) dos seus fieis, visto que no Novo Testamento não há fundamento para essa prática, pois, as ofertas citadas na Lei de Moisés não eram doações de bens materiais, mas sim oferendas de animais, cereais ou bebidas, entregues a Deus como parte do culto de adoração. No livro de Levítico, do capítulo 1 a 7, está especificado cinco tipos principais de ofertas e sacrifícios:
         1) Holocausto, em que o animal era completamente queimado no altar Levíticos (1.1-17 e 6.8-13).
         2) Oferta de manjares, isto é, de cereais (Levíticos 2.1-16 e 6.14-23).
         3) Sacrifício pacífico ou de paz (Levíticos 3.1-17; 7.11-21).
         4) Oferta pelo pecado, isto é, para tirar pecados (Levíticos 4.1-5.13; 6.24-30).
                5) Oferta pela culpa, isto é, para tirar a culpa (Levíticos 5.14-6.7; 7.1-7).
                Das ofertas de paz havia três tipos: por gratidão a Deus (Levíticos 7.12), para pagar voto ou promessa (Levíticos 7.16) e a voluntária, que era trazida de livre e espontânea vontade (Levíticos 7.16).
                Além dessas, havia também a libação, tipo de oferta em que se derramava vinho (Levítico 23.13), e também a OFERTA ALÇADA, sobre a qual, vamos meditar no texto abaixo.
                Mas, os sacrifícios do A.T. eram provisórios (Hebreus 10.4) e apontavam para o Cordeiro de Deus (João 1.29 e Hebreus 9.9-15), cujo sangue, pela sua morte na cruz, nos limpa de todo pecado (I João 1.7).


OFERTA ALÇADA NO EVANGELHO
            Ainda que os esclarecimentos sejam bem detalhados, sabemos que haverá apologia sustentada na oferta da viúva pobre (Lucas 21.1-4), ocasião em Jesus observava os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro; e também uma pobre viúva que lançava ali duas pequenas moedas; então, disse Jesus: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva, porque todos aqueles deram como ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deu todo o sustento que tinha.
            Exatamente como o dízimo de Mateus 23.23, todas as vezes que a Palavra cita “OFERTA” no Novo Testamento, assim como a oferta da viúva pobre, todos esses episódios sobrevieram na vigência da lei de Moisés, mas aqui há uma palavra revelada. Vamos meditar no Antigo Testamento sobre os dízimos e ofertas alçadas, para discernimento espiritual da Palavra:
            No livro de Números 18.20-28, disse o Senhor a Arão: Na sua terra possessão nenhuma terás, e no meio deles nenhuma parte terás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel.
E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo seu ministério que exercem, o ministério da tenda da congregação. Os levitas administrarão o ministério da tenda da congregação e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança herdarão.
E falarás aos levitas e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado em vossa herança, deles oferecereis umaoferta alçada ao SenhorO dízimo dos dízimos.
E para concluir, no livro de Deuteronômio 14.29 diz: Então virá o levita (pois nem parte nem herança têm contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos que fizeres.
Observe que o dízimo é direcionado para suprir as necessidades dos levitas, porque não possuíam parte e nem herança entre os judeus, e também designado com a finalidade de caridade aos estrangeiros, órfãos e as viúvas.
Notem também, que no início deste tópico, Jesus observava os ricos lançarem as suas ofertas alçadas na arca do tesouromas as sobras, enquanto que a pobre viúva, lançou ali, o seu sustento.
Aqui está a Palavra reveladaOs ricos lançavam ofertas das sobras, para se exaltarem e humilhar aos pobres que ali depositavam pequenas quantias. Porem, em conformidade com a lei (Números 18.11-32), os ricos não podiam participar desse cerimonial, porque ali estava sendo exercida a oferta alçada, ou seja odízimo dos dízimos.
E somente os filhos de Levi, recebiam o dízimo, portanto a oferta alçada só poderia ser praticada pelos levitas que não possuíam parte nem herança na terra prometida (Números 18.20-28), e pelos necessitados que também se beneficiavam do dízimo, por isso, Jesus exaltou o ato de fé daquela pobre viúva, que ofertou o seu sustento, doando o que havia recebido para a sua manutenção cotidiana.
oferta alçada é a única oferta em dinheiro relatada na bíblia, tanto que a viúva pobre doou duas moedas do seu sustento. Porém, não poderá voltar a ser praticada no tempo da graça, porque era o dízimo dos dízimos, das quais recebiam somente os que não possuíam parte nem herança no meio dos judeus, e também os despojados de bens materiais. Portanto, aquela irmã estava dizimando, em forma de oferta alçada.
Neemias 10.37-39, relata que as ofertas alçadas eram oferecidas também através das primícias dos frutos das árvores, dos grãos, do mosto, e do azeite, aos sacerdotes, às câmaras da Casa do nosso Deus. E quando os levitas recebessem os dízimos, trariam os dízimos dos dízimos (ofertas alçadas) à Casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro.
Uma pausa para meditação: No livro de Malaquias 3.8, o Senhor alerta: Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.
A Palavra é profunda, mas observe: Quem tinha ordem segundo a lei de receber os dízimos e ofertas alçadas, senão os sacerdotes levitas? (hoje representados pelos líderes das igrejas denominacionais). Os roubadores que a Palavra está se referindo, não são os que deixam de doar, mas justamente os que recebem os dízimos e as ofertas alçadas. Medite e tire a sua própria conclusão.
Outra referência bíblica muito usada pelos pregadores, para pedir dinheiro, está na segunda carta aos Coríntios 9.6-8, assim descrito:
O que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância em abundância também ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
Mas esta citação não é uma ordenança para se tomar ofertas para a obra do Senhor, este texto é uma referência sobre o amor ao próximo, em forma de caridade, citados em todos os livros do Novo Testamento.
E para não pairar dúvidas que a ordenança é sobre a caridade, se continuarmos a leitura, no versículo seguinte (9) do mesmo capítulo, está escrito:Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre.  
Observou o que o Senhor mandou semear com alegria? E se fosse como os pregadores citam, para tomar dinheiro dos fieis, a palavra seria contraditória, porque na Nova Aliança, não há sequer um versículo, admitindo a prática para ofertas, seja em dinheiro ou quaisquer outros bens materiais. E os que praticam de forma diferente do que está escrito, estão adulterando a Palavra do Senhor.
Porque hoje vivemos o tempo da graça do Senhor Jesus e qualquer esforço para voltar a lei de Moisés que Cristo desfez na cruz, é anular o sacrifício do Cordeiro de Deus e reconstruir o muro da separação, por Ele derrubado (Efésios 2.13-15).












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario aqui ou pelo e-mail.